28 de junho de 2017

Os impactos da tecnologia no mundo da mobilidade

As revoluções não param. A tecnologia está transformando a maneira como a gente aprende, se relaciona, faz negócios e interage com os espaços urbanos. Estamos em uma era em que tratar de assuntos como inteligência artificial, tecnologia cognitiva, impressoras 3D e realidade virtual é comum, não soa mais como uma referência ao futuro, mas a transformações que estão acontecendo agora.

O que a tecnologia pode fazer pela mobilidade é, no entanto, um capítulo à parte. A cada dia surgem soluções inovadoras para revolucionar o universo da mobilidade: aplicativos que permitem o compartilhamento de carros, plataformas de bikesharing, sistemas que facilitam a carona, veículos elétricos substituindo veículos movidos à gasolina e, ainda mais surpreendente: as últimas inovações em carros autônomos e carros voadores. Imaginar-se sobrevoando as ruas em um carro, como retratado em desenhos antigos que tentavam supôr o futuro, já não é mais um sonho distante, mas um futuro palpável que está se desenvolvendo agora.

Nós temos exemplos próximos à nossa realidade: a Renault, por exemplo, é a montadora com mais carros elétricos no mercado, mas não esse feito não se limita às grandes montadoras, a Hi-Tech Electric é especializada nessa tecnologia; as cidades estão se transformando para serem mais acolhedoras com os ciclistas e assim incentivarem o uso das bicicletas e é nessa transformação que a Woole vem agindo; outra tendência de mobilidade é a chamada mobilidade multimodal, que otimiza o deslocamento com o uso de diversos meios de transporte durante um mesmo trajeto e o objetivo da Wiimove é facilitar essa conexão de modais para os colaboradores das empresas.

No Brasil, existem pessoas que estão colaborando para esse universo e elas estarão reunidas no nosso próximo Café Online, no dia 7 de julho, das 9 às 11 horas. Estarão conosco os convidados:

PARAR tags:
Ver todos os conteúdos