
Você, Gestor de Frota, já parou para pensar no quanto a falta de ergonomia para motoristas afeta o desempenho deles? A gestão de frotas está (cada vez mais) pensando na qualidade de vida dos condutores, e uma das reclamações mais comuns de quem dirige por muito tempo é o desgaste físico que pode levar a lesões. A boa notícia é que isso pode ser evitado com algumas práticas bem simples para a melhora da ergonomia ao volante.
1 – Regular corretamente o banco
Quando o motorista entra no veículo, o primeiro a fazer é regular corretamente os bancos e deixá-los na posição ideal. Você sabe quantos dos motoristas da sua frota sabem como fazer isso corretamente? É bem provável que poucos saibam e para piorar, eles costumam passar muito tempo dirigindo.
É fundamental regular os bancos em uma posição em que os braços fiquem relaxados e exijam menos na hora de manobrar. O ângulo do encosto também é importante. Ele deve ficar entre 100 e 120 graus, nunca deitado ou reto demais.
2 – Ter um apoio para o braço
Os braços costumam sofrer bastante durante longos períodos de direção. Quando estão muito esticados ou elevados por algum tempo, as dores quase sempre tendem a ser um problema. Os cotovelos devem ficar levemente curvados e nunca pendurados por muito tempo, o que é praticamente impossível sem o equipamento.
3 – Fazer paradas e alongar-se
Outro detalhe que muitos esquecem é programar pequenas pausas para descanso e alongamento. Durante os longos períodos de direção, devem ser programadas algumas paradas para o alongamento de pernas, braços e coluna. Não precisa ser muito, cerca de 15 minutos a cada 2 horas já resolve. Além de proporcionar bem estar, reduz o risco de fadiga.
4 – Manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo
Ficar com o pé no acelerador e sem um apoio e por muito tempo na mesma posição pode ser bastante prejudicial, principalmente em regiões como os tornozelos, panturrilha e joelhos.
Uma das formas de evitar que isso aconteça é manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo. Aliás, com as tecnologias do câmbio automático e controle de cruzeiro, essa tarefa fica até mais fácil. Se o motorista da frota reclamar de dores nas pernas, prepare um breve treinamento para repassar o bom uso dessa técnica.
5 – Respeitar os limites do corpo
Um dos itens relativos à ergonomia para motoristas que mais costuma trazer problemas é não respeitar os limites do corpo. Aliás, um dos pontos principais sobre a direção defensiva é ter plenas condições para dirigir. Como fazer isso com dores ou cansaço extremo?
Nosso corpo não foi feito para sentir dor e, caso isso aconteça, é muito provável que estejamos indo além do limite e forçando uma situação. Problemas nas costas, por exemplo, tendem a ser causados por excesso de tempo na mesma posição, sobrepeso e falta de exercícios. Estimule seus motoristas a conhecerem suas limitações e a prática de hábitos saudáveis.
6 – Deixar os ombros relaxados e na mesma altura
Quando a resistência do corpo já está atingindo seu limite, um dos primeiros sinais de que algo está errado são dores de tensão nos ombros. Para evitar que isto suceda, é ideal sempre ter atenção à postura.
Ao dirigir, é preciso que os ombros fiquem relaxados e sempre na mesma altura. O que isso quer dizer? Sabe quando às vezes ficamos apoiados apenas em um dos braços, levemente curvados para um lado? Isso faz com que nosso peso seja mal distribuído, causando dores e lesões.
7 – Manter a postura correta
Será que seus condutores estão sentados de forma correta durante as viagens? Esse é outro dos problemas relativos à ergonomia para motoristas que não se soluciona simplesmente regulando corretamente o ângulo do banco. O volante tem de ficar a uma distância adequada, além dos pedais. As pernas precisam estar levemente curvadas, bem como os braços. Além disso, o apoio para a cabeça é fundamental para evitar lesões à região cervical. Ou seja, o estado dos bancos afeta diretamente a postura ao dirigir.
8 – Ajustar a estatura do cinto de segurança
Existe outro item que poucos prestam atenção e que, além de prejudicar a ergonomia para motoristas quando mal ajustado, pode trazer riscos à segurança do motorista…estamos falando do cinto de segurança. Você, gestor de frotas, sabia que é preciso fazer o ajuste correto, baseado na estatura do motorista? Se não for feito, é provável que o cinto de segurança force o motorista a tomar uma postura incorreta, ficando torto no banco e prejudicando todas as dicas que demos até agora. Oriente seus funcionários a sempre fazerem o ajuste em função da altura de cada um.
9 – Ter atenção à posição das mãos durante as trocas
Nossa última dica também é pouco percebida por muitos e afeta bastante a ergonomia para motoristas. Ao posicionar o banco, é fundamental ter atenção em relação à distância dos braços e a alavanca de câmbio. Se ficar muito longe, com o trocar das marchas, é possível que comecem a surgir algumas dores.
As boas práticas adotadas pelo condutor têm total influência sobre o desempenho, os fatores relacionados ao veículo — por exemplo, altura interna do veículo e posição dos instrumentos — contribuem para melhor ergonomia do motorista.
A ergonomia para motoristas é fundamental para manter a saúde deles; muitas das dicas são bem simples de serem seguidas. Passe tudo o que você sabe de Ergonomia aos condutores e veja como isso faz toda a diferença.
Engenheiro de Segurança especialista em Gestão de Frotas, com mais de 16 anos de experiência.
Vencedor do prêmio PARAR Gestor de Frotas do ano 2013.
Destaque para um resultado de 3 anos sem acidentes (2016 – 2019) de veículos sob sua gestão em empresa multinacional de óleo e gás.