• pt
  • en
  • es
Instituto PARAR
  • Sobre nós
  • Revista
    Edição nº 27

    Confira mais detalhes da edição nº 27.

    • Edição nº 26

      Confira mais detalhes da edição 26.

    • Edição nº 25

      Confira mais detalhes da edição 25.

    • Edição nº 24

      Confira mais detalhes da edição 24.

    • Veja Mais
  • Cursos
    Programa para Gestores de Frotas – PGF

    Lançado em 2014 pelo Instituto PARAR, o PGF (Programa para Gestores de Frotas) é o primeiro curso em gestão de frotas do mercado.

    • MBA Executivo em Gestão Estratégica de Frotas

      O MBA Executivo em Gestão Estratégica de Frotas tem como objetivo alavancar a carreira dos profissionais que atuam com frotas corporativas, utilizando os recursos de gestão, planejamento, liderança e organização, através de aplicações de atividades práticas visando à projeção das teorias existentes na área específica de frotas.

    • Programa de formação de condutores – PFC

      o PFC (Programa de Formação de Condutores) é voltado para colaboradores que conduzem os carros de uma empresa (fins comerciais ou técnicos), para desenvolver técnicas, habilidades e atitudes necessárias à prática de direção defensiva e preventiva, de forma responsável e solidária.

    • Veja mais
  • Eventos
    Conferência Global PARAR 2024

    O evento mais relevante sobre gestão de frotas do Brasil.

    • PARAR On The Road

      O ciclo de eventos PARAR On The Road roda diversas cidades com o objetivo de gerar conteúdo relevante, networking e melhores práticas para profissionais que fazem a gestão de frotas leves do Brasil.

    • PARAR AWARDS

      Anualmente, o PARAR promove um grande momento de premiação a fim de reconhecer profissionais, empresas e projetos que têm se destacado no cenário de gestão de frotas no Brasil.

    • Comitiva PARAR rumo à NAFA 2025 | Instituto & Expo

      Comitiva PARAR rumo à NAFA 2025, o maior evento do setor, promovido pela maior associação de gestores de frotas do mundo.

    • Veja Mais
  • Blog
  • Patrocinadores
  • Contato
  • Portal do aluno

Blog

Instituto PARAR > Blog > Gestão de Frotas > A Comunicação como Plano de Segurança Rodoviária

A Comunicação como Plano de Segurança Rodoviária

segurança rodoviária
Postado em 10 de agosto de 2023 por PARAR

Em parceria com o Instituto PARAR, continuo abordando a implementação do Programa de Segurança Rodoviária em uma empresa.

Como em diversos meios, seja para informar, promover ideias ou produtos, a comunicação é sempre fundamental.

No caso da Segurança Rodoviária, a comunicação é ainda mais importante porque se trata da sensibilização para a segurança rodoviária e permite informar, consciencializar e capacitar os colaboradores sobre as práticas seguras no trânsito. Uma comunicação eficaz, sem dúvidas, é importante para ajudar a reduzir o número de acidentes e lesões no trânsito, promovendo comportamentos mais seguros e responsáveis nas estradas.

Quatro aspectos importantes a destacar:

  1.  Sobre o conteúdo, a comunicação deve ser feita de forma clara, objetiva e acessível, utilizando uma linguagem simples e direta.É importante que a mensagem seja transmitida de maneira interessante, para que chame a atenção e consiga atingir os resultados. Ou seja, as pessoas se influenciam por comportamentos e recomendações que são apresentadas.
  2. Outro aspecto importante, é que a comunicação seja pensada para o público alvo, considerando as características e particularidades do grupo em questão.

    Por exemplo, no caso dos jovens, é natural que se use os recursos das redes sociais e os temas abordem assuntos específicos. Já para os profissionais, há outros meios e assuntos como a carga, manutenção dos veículos e etc.

  3. Um terceiro aspecto é a forma de se comunicar, que também é pensada em função do público alvo. Profissionais com fácil acesso a computadores podem receber informação por essa via. Agora, profissionais que estão sempre em movimento, terão que receber informações por outras vias. Existem diversas formas de comunicação em uma empresa, com variados canais disponíveis que devem ser usados através da identificação e necessidades do público alvo.

    É importante que formas tradicionais de se comunicar continuem acontecendo, como as insubstituíveis reuniões em equipe, workshops, bate-papo com diversas pessoas, incentivo de vendas, e também, trazer elementos de interação para a comunicação.

  4. E para concluir, a comunicação deve ser constante e consistente. Assim, as mensagens serão memorizadas e lembradas quando estiverem no trânsito.

    A sensibilização para a segurança rodoviária é um processo contínuo e necessário. O qual necessita de investimentos e estratégias de comunicação eficazes para promover a cultura de segurança no trânsito.

 

José Fernando Guilherme

José Fernando Guilherme

Segurança Rodoviária e Eficiência Energética, CTT Correios de Portugal

 

Posts Recentes

  • Tendências em Gestão de Frotas na NAFA I&E 2025: insights da Comitiva PARAR sobre IA e Inovação

  • Síndrome de Burnout e o impacto na Gestão de Frotas

  • PARAR On The Road 2025

Pesquisar no blog

Categorias

  • Conferência Global PARAR
  • Conferência Global PARAR
  • ESG
  • Gestão de Frotas
  • Mobilidade
  • NAFA
  • On The Road
  • Propósito
  • Sem categoria
  • Tecnologia

QUER SER UM PARCEIRO DO PARAR?

Receba o Mídia Kit 2025 e associe sua marca a maior plataforma de conteúdo e educação para gestores de frotas do Brasil.

    • SOBRE
    • EVENTOS
    • CURSOS
    • REVISTA
    • BLOG
    • PATROCINADORES
    • CONTATO

    ©PARAR. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de privacidade.