Em parceria com o Instituto PARAR, continuo abordando a implementação do Programa de Segurança Rodoviária em uma empresa.
Como em diversos meios, seja para informar, promover ideias ou produtos, a comunicação é sempre fundamental.
No caso da Segurança Rodoviária, a comunicação é ainda mais importante porque se trata da sensibilização para a segurança rodoviária e permite informar, consciencializar e capacitar os colaboradores sobre as práticas seguras no trânsito. Uma comunicação eficaz, sem dúvidas, é importante para ajudar a reduzir o número de acidentes e lesões no trânsito, promovendo comportamentos mais seguros e responsáveis nas estradas.
Quatro aspectos importantes a destacar:
- Sobre o conteúdo, a comunicação deve ser feita de forma clara, objetiva e acessível, utilizando uma linguagem simples e direta.É importante que a mensagem seja transmitida de maneira interessante, para que chame a atenção e consiga atingir os resultados. Ou seja, as pessoas se influenciam por comportamentos e recomendações que são apresentadas.
- Outro aspecto importante, é que a comunicação seja pensada para o público alvo, considerando as características e particularidades do grupo em questão.
Por exemplo, no caso dos jovens, é natural que se use os recursos das redes sociais e os temas abordem assuntos específicos. Já para os profissionais, há outros meios e assuntos como a carga, manutenção dos veículos e etc.
- Um terceiro aspecto é a forma de se comunicar, que também é pensada em função do público alvo. Profissionais com fácil acesso a computadores podem receber informação por essa via. Agora, profissionais que estão sempre em movimento, terão que receber informações por outras vias. Existem diversas formas de comunicação em uma empresa, com variados canais disponíveis que devem ser usados através da identificação e necessidades do público alvo.
É importante que formas tradicionais de se comunicar continuem acontecendo, como as insubstituíveis reuniões em equipe, workshops, bate-papo com diversas pessoas, incentivo de vendas, e também, trazer elementos de interação para a comunicação.
- E para concluir, a comunicação deve ser constante e consistente. Assim, as mensagens serão memorizadas e lembradas quando estiverem no trânsito.
A sensibilização para a segurança rodoviária é um processo contínuo e necessário. O qual necessita de investimentos e estratégias de comunicação eficazes para promover a cultura de segurança no trânsito.
Segurança Rodoviária e Eficiência Energética, CTT Correios de Portugal