Mesmo que uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a prevenção do novo coronavírus seja o isolamento, alguns setores não podem parar.
Este é o caso da área de frotas que, em alguns casos, atuam no transporte de cargas importantes para a sobrevivência da população. Nessas situações em que o trabalho remoto não é uma opção, mudanças simples na rotina podem fazer a diferença para que seus colaboradores não façam parte das estatísticas do coronavírus.
Coronavírus
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/D/Y/UZ2f6aTSGVkZxqrEBUKg/gettyimages-1207137247.jpg)
Em entrevista ao Instituto PARAR, o Diretor da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves, alertou para a forma de contágio da coronavírus.
“A contaminação acontece de maneira simples; em um simples aperto de mão ou no uso de objetos que foram contaminados com as secreções da pessoa com a COVID-19”
Explica o médico.
E um dos ambientes que pode ser facilmente contaminado são os veículos. Por isso, confira algumas dicas de como limpar o veículo em tempos de coronavírus e preservar a saúde do condutor.
Como higienizar o veículo e evitar a contaminação da COVID-19?
- A cada troca de motorista, higienize com álcool à 70% volante, câmbio, maçanetas, painel e todas as partes em que o condutor possa ter contato durante a direção.
- Manter o veículo arejado, com as janelas abertas sempre que possível.
- Além da higienização com álcool, o veículo deve ser limpo com água e sabão sempre que possível – de preferência, ao final do dia de trabalho.
- Não lave o veículo apenas na parte externa. É primordial limpar bancos, tapetes e toda a parte interna para evitar a contaminação.
- Não transite com mais de duas pessoas no veículo.
- Se duas pessoas estiverem no carro, o passageiro não deve se sentar do lado ou atrás do condutor, e sim, atrás do banco “do carona” – na diagonal.
Ambiente de trabalho livre de vírus!
Além desses cuidados com o veículo e de higiene do condutor, as empresas também precisam fornecer aos seus colaboradores as condições ideais de trabalho; ambiente arejado, sem aglomerações e devidamente higienizado. Kits com máscaras e álcool em gel também podem ser importantes neste momento para os profissionais que precisam estar na rua.
O Diretor da ABRAMET também alerta para o uso de banheiros coletivos.
“Banheiros são ambientes cheios de germes e, por isso, a atenção deve ser redobrada neste ambiente. Limpe a maçaneta antes de pegá-la ou use um papel para fazer isto. É importante também ter esse cuidado com a torneira ao fechá-la”
E não se esqueça: lavar as mãos com água e sabão é uma das formas de prevenir a COVID-19. Lave o dorso da mão, polegares, entre os dedos, embaixo das unhas e os punhos.
Conscientização contra a COVID-19
Se a empresa e a frota não podem parar, é importante manter os colaboradores informados sobre as formas de prevenir a doença. Espalhe informativos ou dispare e-mails para todos os funcionários com dicas para a prevenção do coronavírus. Além disso, reuniões e encontros com o cliente devem ser evitados; opte por aplicativos ou plataformas online para ter esse bate-papo. Em tempos de pandemia, todos os setores precisam se unir para preservar a saúde de seus colaboradores. São ações simples que, com certeza, farão toda a diferença no futuro.