Conheça o case dos Correios voltado para o aumento da eficiência operacional da frota de mais de 34 mil veículos garantindo sustentabilidade e redução na emissão de CO₂
Mais de 34 mil veículos espalhados por mais de 5 mil municípios brasileiros, os números impressionam, os Correios detém a maior frota logística do Brasil. Quanto maior a frota, maior também a responsabilidade em minimizar impactos ambientais e sociais.
Danielle Rocha, é gerente de Frota e Equipamentos de Distribuição dos Correios. A gestora compartilhou com o time de conteúdo do Instituto PARAR as iniciativas sustentáveis que os Correios têm adotado para reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência operacional da sua frota.
É com o uso da tecnologia que se torna possível monitorar o desempenho da frota, garantir o rendimento máximo dos veículos e analisar os impactos das ações de ESG (ambiental, social e governança) implementadas, possibilitando ajustes e aprimoramentos constantes. “Temos que monitorar a frota constantemente. A tecnologia, como o painel de BI (Business Intelligence) e a telemetria, nos ajuda a ajustar o rendimento e a garantir eficiência, especialmente na troca de gasolina por etanol”, destaca Danielle Rocha.
A opção por etanol no lugar do uso da gasolina é uma das primeiras ações voltadas ao ESG dentro de diversas operações de frotas. Danielle Rocha destacou que os Correios estabeleceram um compromisso com a ONU e a União Postal Universal para reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa até 2030.
Para alcançar esse objetivo, a empresa passou além de adotar o abastecimento com etanol na frota flex, a substituir veículos a Diesel por veículos elétricos. A expectativa é que essas escolhas mais sustentáveis resultem em uma redução de cerca de 24 mil toneladas de CO₂ para apenas 254 toneladas.
“Para a renovação, estamos priorizando a substituição dos furgões a diesel por modelos elétricos, especialmente nas entregas de última milha, onde os furgões de 1.000 kg têm mostrado ótima performance. A decisão é baseada em estudos anuais”, esclarece Danielle Rocha.
Iniciativas sociais e foco na segurança dos condutores
O compromisso dos Correios com o ESG não se limita ao aspecto ambiental. A empresa implementou um programa de segurança viária que inclui a conscientização dos motoristas e a instalação de melhorias ergonômicas nos veículos. Com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, foi desenvolvido um modelo de furgão com prateleiras ajustáveis e melhor iluminação, visando aumentar o conforto e a segurança dos condutores.
Além disso, a parceria com a Polícia Rodoviária Federal proporciona a realização de palestras itinerantes que promovem a educação no trânsito, reforçando o compromisso da empresa com a segurança e o bem-estar dos colaboradores.
“Não é só cuidar dos veículos; é também sobre as pessoas. Nosso programa de segurança viária foca na conscientização dos condutores e no investimento em ergonomia, garantindo o bem-estar de quem faz a frota acontecer”, conclui Danielle Rocha.
Ouça essa entrevista no formato Podcast > clique aqui.