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Destaque entre as frotas corporativas, a campanha do maio amarelo reflete diretamente nas práticas de sustentabilidade da sua empresa. Entenda por quê.
Todo gestor de frotas sabe: a cultura de segurança precisa ser incentivada todos os dias. Os motivos são muitos, mas o principal é garantir que os condutores tenham integridade em suas rotinas de trabalho, afinal, estamos falando de vidas salvas, de famílias preservadas.
Em maio, essa missão se torna ainda mais relevante, pois a campanha Maio Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária, traz ainda mais notoriedade a esse tópico.
Uma máxima que sempre surge quando o assunto é segurança nas frotas é a sua relação com outro tema muito importante: a sustentabilidade.
Antes mesmo da tendência de ESG ou, práticas de sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança, já abordamos a sustentabilidade no contexto das frotas numa perspectiva muito semelhante.
Um forte exemplo, é o impacto direto que as reduções de emissões têm sobre a saúde dos motoristas, pedestres, enfim, toda a sociedade. Ou como a prevenção de acidentes também é benéfica ao ambiente, ao evitar queimas de combustível, além das fatalidades que podem acontecer.
O gestor de frotas bem alinhado a essas tendências pode unir todas as três vertentes em apenas um projeto, e é aí que entra o Maio Amarelo.
Este ano, o tema é “Juntos, salvamos vidas” e para te mostrar como é possível unir a sustentabilidade social a ambiental, além de boas práticas de governança corporativa, reunimos alguns projetos que levantaram essas bandeiras durante o mês.
Cada um deles trouxe um ensinamento importante sobre como aproveitar essa data para trazer consciência e treinamentos para seus condutores.
Como fazer uma campanha de Maio Amarelo
Com o retorno parcial às atividades presenciais, as campanhas de prevenção a acidentes e educação ganharam força. É importante destacar que este é um momento de avaliação, em que podemos criar ações visando as principais dores que a gestão vem sofrendo nos últimos meses. Para isso, é preciso planejamento para uma execução bem ordenada. Vamos ver agora como isso se dá na prática?
Norte Tech
Com foco nas ações internas, a Norte Tech, empresa de prestação de serviços para o setor elétrico da região norte, fez uma campanha durante todo o mês trazendo diversas palestras e ações de conscientização para seus colaboradores.
Foram feitas visitas nas filiais da empresa com a distribuição de material informativo sobre segurança no trânsito.
Além disso, palestras de primeiros socorros e um curso online de técnicas de pilotagem, também comporam a lista de ações da empresa.
Outro destaque interessante foi a palestra com o DETRAN sobre direção defensiva. A empresa conta ao todo com 1.900 condutores e 1.300 veículos, por isso, foi preciso garantir que a palestra chegasse a todos os colaboradores. Assim, além da apresentação presencial, foi feita uma transmissão ao vivo para que os condutores de todas as filiais pudessem assistir ao conteúdo.
- Dica: nesse caso, vemos uma ação interna, e o destaque vai para a integração não só com as filiais, mas também com os órgãos de trânsito locais, que foram de grande ajuda nas atividade da campanha.
Energisa
A Energisa, na filial sul sudeste, foi direto ao ponto quanto às necessidades da empresa, mas com um olhar para além da frota própria.
Para a distribuidora de energia, os acidentes de trânsito que danificam postes de luz são um problema em tanto, pois além do risco à segurança dos motoristas, uma colisão com um poste pode danificar a rede de distribuição e deixar moradores sem eletricidade.
E foi pensando nisso que a empresa viu uma oportunidade para publicar um levantamento importante: o número de casos de acidentes de trânsito que danificaram postes de luz.
Os dados foram publicados em portais de notícias das cidades mais afetadas. No caso de Guarapuava (PR) e Presidente Prudente (SP), aconteceram ,respectivamente, 17 e 42 ocorrências no primeiro quadrimestre deste ano.
Em cada um desses casos há um ponto alarmante, pois em Presidente Prudente, o número de ocorrências desse tipo dobrou no primeiro quadrimestre em relação a 2021.
Já em Guarapuava, esse número representa quase o triplo em comparação com o mesmo período do ano passado.
A publicação desses informes envolvia também instruções do que fazer em caso de acidentes que danifiquem a rede de luz, com os contatos dos times de manutenção da distribuidora.
- Dica: Nesse caso, ao evitar acidentes, a distribuidora preza não só pela integridade dos condutores, mas também das cidades e de toda a sociedade. Além de prejudicar a distribuição de energia, outros acidentes podem decorrer de uma batida com um poste, como os incêndios, por exemplo.
Coca Cola Femsa
Quando se fala em segurança de trânsito toda ajuda é bem vinda, e todo apoio é necessário. É seguindo essa linha de raciocínio que empresas também podem apoiar iniciativas municipais, além de suas ações internas.
A Coca-Cola Femsa de Marília, por exemplo, se uniu a mais de 10 entidades e empresas locais, para uma campanha que levou a conscientização aos cidadãos da cidade do estado de São Paulo.
A empresa recebeu visitas da entidade municipal de trânsito, com foco nos condutores, além de apoiar institucionalmente a agenda de eventos da mesma temática na cidade.
- Dica: vemos aqui a união entre boas práticas corporativas, integração com órgãos públicos, além da questão social sempre em voga, ou seja, a preservação de vidas dos condutores.
Orguel
A Orguel, sexta colocada no ranking 100 Best Fleet Brasil de 2021, também aproveitou o mês para promover ações de educação e segurança.
Além das sessões de DDS (Diálogo Diário de Segurança) em todas as Unidades, a Orguel contou com palestras com especialistas em trânsito, também nas modalidades presencial e online para abranger todas as unidades.
Já nas mídias digitais, a empresa aproveitou para fazer campanhas internas de email marketing e também convidou o Instituto PARAR para um podcast. Nesse encontro online, foram discutidos a evolução da maturidade da gestão de frotas brasileira e qual o papel das iniciativas de educação e segurança para a melhora da segurança viária.
- Dica: envolver os departamentos responsáveis pelas comunicações da empresa, para dar ainda mais alcance aos projetos.
E aí gestor, gostou dessas iniciativas? É interessante observar como cada projeto aproveita as condições de seus meios para fazer a ação que cabe à empresa, dos mais elaborados aos mais simples.
No geral, o aprendizado que essa edição do Maio Amarelo deixa é: unir esforços de diferentes empresas, departamentos e entidades para promover a segurança, seja lá qual for a grandeza do seu projeto. Afinal, juntos salvamos vidas!