
O mundo do automobilismo é, sem dúvidas, fascinante. Tecnologia, confiabilidade e precisão se unem em prol de um único objetivo: chegar primeiro na bandeirada final!
Esse esporte pode nos ensinar algumas coisas que, se colocadas em prática pelo Gestor de Frotas, podem resolver alguns problemas. São esses:
Manutenção
Depois de cada sessão de treinamento (seja os preliminares ou classificatórios) o carro é revisado até o último parafuso, garantindo que tudo esteja na “condição básica” (ou seja, assim como recém saído de fábrica) para garantir a máxima performance que o projetista do veículo determinou. Agora, eu te pergunto: Os carros da sua frota estão com a manutenção em dia de acordo com as especificações do fabricante? O estado em que os veículos se encontram garantem a máxima performance e confiabilidade no dia a dia de utilização?
Planejamento
Cada circuito é único. De Monza (o templo da velocidade) passando por Mônaco (circuito de rua) ou oval como Indianápolis. Cada carro é preparado para enfrentar as dificuldades que cada pista apresenta. Cada piloto estuda o circuito e pratica no simulador (anos atrás, o conhecimento do circuito era feito a pé, de bicicleta, anotando as referências numa folha de papel).
Pilotos e Engenheiros estudam essas particularidades e determinam estratégias de carreira. Quando apertar o ritmo, quando diminuir, paradas para troca de pneus e etc. E você, gestor de frota, você sabe por quais caminhos trafegam os veículos de sua empresa? Estradas, rodovias, caminhos ou estradas de terra? Percursos longos ou uso diário na cidade submetidos a anda e para? E os seus motoristas? Eles conhecem como ir do ponto A até o ponto B com segurança, utilizando corretamente o veículo? Utilizam rotogramas com informações de tipos de caminhos, locais adequados para descansar ou pernoite, postos de gasolina para abastecer e etc? Uma viagem bem planejada, é uma viagem muito mais segura.
Treinamento
Para poder chegar e competir na Fórmula 1, por exemplo, os pilotos devem passar por categorias menores para ganhar experiência em carros menos potentes, até poder tirar a superlicença e acelerar um F1. E na sua frota? Os seus motoristas passaram pelo treinamento correto para dirigir o tipo de veículo que estão operando (seja uma moto, um carro, caminhão, carreta, ônibus, etc.)? Como você garante que todos eles estão legalmente habilitados para dirigir esses veículos? Parece algo óbvio, mas é um ponto importantíssimo.
Eles receberam o tão falado treinamento de direção defensiva? Ao contrário do que muitos motoristas acreditam, essa prática não ensina a dirigir, mas sim como não entrar em situações de perigo. Se porventura o risco for iminente, esse treinamento prepara o motorista para sair dessa situação de forma segura.
Condição Física
Para suportar a alta exigência das forças as quais os físicos dos pilotos são submetidos, é necessário um condicionamento físico adequado. Pesadas rotinas de treinamento físico para fortalecimento de músculos, resistência e treinamento de reflexos são essenciais. Uma boa alimentação e bom descanso são fundamentais para que o nível de alerta esteja ao máximo no momento de sair à pista. Da mesma forma, os motoristas da sua frota necessitam ter um adequado condicionamento físico. Além dos exames de rotina requeridos para renovação da CNH, para aqueles que estão sob o regime CLT é necessário dar a importância adequada à realização dos exames admissionais e periódicos corretos. Uma boa comunicação com o SESMT da sua empresa pode ajudar a identificar quais são os exames corretos para que a saúde ocupacional do motorista esteja corretamente monitorada.
Telemetria
Atualmente, os engenheiros monitoram todos os parâmetros dos carros através da telemetria, indicando aos pilotos o que fazer em segundo caso. Em relação a gestão de frota, a telemetria é um aliado fundamental para determinar se os motoristas estão dirigindo de forma defensiva ou agressiva, horas totais de direção, consumo de combustível, cumprimento de roteiros estabelecidos, etc. A boa gestão da telemetria pode impedir acidentes, reduzir multas, consertos de avarias por acidentes, consumo de combustível, gerenciamento das horas corretas de descanso e etc.
Como podemos ver, existe muito paralelismo entre as atividades desenvolvidas no mundo das corridas e no mundo da gestão de frotas. E o mais importante de tudo é que ambos mundos tem o mesmo objetivo: ser competitivos e com o máximo de segurança!
Engenheiro de Segurança especialista em Gestão de Frotas, com mais de 16 anos de experiência.
Vencedor do prêmio PARAR Gestor de Frotas do ano 2013.
Destaque para um resultado de 3 anos sem acidentes (2016 – 2019) de veículos sob sua gestão em empresa multinacional de óleo e gás.