• pt
  • en
  • es

Blog

Precisamos falar sobre pneus

Especialista Laércio Rodrigues está entre os nomes confirmados da 10ª Conferência Global PARAR 

A gestão de pneus é um dos desafios mais complexos enfrentados por empresas que atuam com frotas e, muitas vezes, são subestimados nas discussões. O que muitos gestores ainda ignoram é o fato de que gerir os pneus de uma frota vai muito além de garantir que o veículo continue rodando. A gestão de pneus representa uma oportunidade concreta de reduzir custos e melhorar a eficiência da frota

O desgaste irregular, a falta de controle sobre a vida útil e o subaproveitamento de pneus ainda são problemas recorrentes em muitas frotas, como aponta o especialista Laércio Rodrigues, com mais de 25 anos de experiência no setor de logística e transportes.

Rodrigues defende que 85% da gestão de pneus deve acontecer no campo, ou seja, na prática. Em síntese, o especialista destaca que a gestão de pneus consiste em um monitoramento simples, mas constante, onde aspectos como a pressão dos pneus e o momento ideal para reformas ou substituições são fundamentais. 

Desmistificando custo e gestão de pneus

Outro ponto interessante que Laércio Rodrigues aborda no podcast De Gestor para Gestor, produzido pelo Instituto PARAR, disponível aqui, é o mito de que pneus são o segundo maior custo na operação de uma frota. Para ele, isso só seria verdade se a empresa estivesse enfrentando grandes problemas de gestão. 

A realidade, segundo Rodrigues, é que devem figurar no terceiro lugar no ranking de custos operacionais, atrás ainda de combustível e manutenção.

Por que treinamento e inspeção dos pneus são tão importantes?

“Você até pode ir à praia de sapato, mas não é o ideal” – A metáfora utilizada pelo especialista revela outra chave para o sucesso da gestão de pneus: o treinamento adequado dos motoristas e a implementação de rotinas de inspeção. A expressão informal é como Rodrigues exemplifica a falta de treinamentos oferecidos, algo que, segundo o especialista, ajuda os gestores a extrair o máximo de desempenho dos pneus, destacando que cada segmento exige um tipo específico de pneu.

“Na época em que atuei na Gestão de Frotas de uma empresa de coleta de resíduos, por meio da gestão adequada consegui apresentar uma redução de 30% nos custos operacionais com pneus da empresa, após a transição do uso de pneus diagonais para pneus radiais. Além da escolha de pneus mais adequados para a operação, foi de extrema importância treinar a equipe de motoristas para o sucesso do projeto”, destaca.

O case de Rodrigues demonstra o potencial da gestão de pneus quando implementada de forma estratégica, com apoio da alta gestão e investimentos direcionados. O ganho de desempenho dos pneus, além de reduzir os custos com compra e reforma, também evita que problemas comprometam a operação da frota e, por consequência, prejudiquem os objetivos de uma gestão eficiente.

Laércio Rodrigues é presença confirmada no palco da 10ª Conferência Global PARAR

É com essa bagagem que Laércio Rodrigues estará entre os especialistas confirmados na 10ª Conferência Global PARAR, o evento mais relevante em Gestão de Frotas da América Latina, nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo/SP, na Amcham Brasil.

Feira de negócios

Otimizar conexões e negócios também faz parte dos objetivos da 10ª Conferência Global PARAR. A Feira de Negócios 2024 teve 100% das vagas preenchidas, serão mais de 30 expositores expondo soluções e produtos inovadores para o público presente. 

Estão confirmadas as marcas Golfleet, Gm Fleet, Correios, Pluxee, Sem Parar, Ticket Log, ALD | Leaseplan, Monâco | Beemon, Evolution, Near Location | Here, Frota 162, Movida, Vale Card, Arval, Pro Frotas, Renault, Stellantis Locadora, Nextfleet, Unidas, Maxi Frota, Lw Tecnologia, Audi Sorana, Carrera | GWM, Carga Online, Loop Brasil, Airobag, Wicar, Active Fleet, Mobicity, Arqia, LM Frotas, Concept e Drive B.