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Empresas inteligentes

 

“Inteligência artificial já é realidade nas empresas brasileiras; conheça os benefícios do uso desta tecnologia para o gerenciamento de frotas e no mercado de seguros”

Inteligência artificial nada mais é do que a capacidade das máquinas tomarem decisões inteligentes, a partir de uma enorme quantidade de dados. Com foco na eficiência da operação e na redução dos custos, empresas e indústrias de diversos setores já investem nesta tecnologia que, como não poderia deixar de ser, já é realidade também na área de gestão e monitoramento das frotas.

Com a automatização dos processos, a análise avançada dos dados coletados nos veículos traz diversos benefícios para a gestão da frota. Pode-se citar, por exemplo, a redução de gastos com combustível, pneus e manutenção, prevenção de acidentes, previsão de chegada e monitoramento da condução do motorista. 

No Brasil, uma das empresas que utiliza da I.A em seus processos é a Ticket Log, que administra mais de um milhão de veículos por ano. “Com os recursos da inteligência artificial e de atendimento, temos ganho de eficiência, o que se reflete no propósito da empresa, que é simplificar e flexibilizar a movimentação de pessoas e veículos”, destaca Douglas Pina, head de mercado urbano da Ticket Log. 

De acordo com Pina, a inteligência artificial permite uma visão 360º da frota, dessa forma, os gestores podem acompanhar a performance dos veículos, ter uma visão focada em metas de quilometragem, incluindo a comparação com a frota de outras empresas com o mesmo perfil de negócio, obter dados de comportamento dos condutores e analisar o custo do litro do combustível.

Em uma única plataforma online, os gestores podem ainda realizar agendamento de serviços, fazer o controle automático das manutenções preventivas e negociar diretamente com os distribuidores a compra de peças, o que chega a proporcionar uma economia de até 30% para a empresa. 

Além da gestão da frota, a I.A se faz presente na Ticket Log para otimizar o atendimento ao público. No ano passado, a empresa implementou a EVA (Edenred Virtual Assistante), uma assistente virtual que, por meio de um chat online, é responsável pelo atendimento dos mais de 36 mil estabelecimentos comerciais parceiros da empresa em todo o Brasil.

“A EVA não é só consultiva para resolução de dúvidas, ela também pode incluir saldo no cartão, liberar uma restrição que está bloqueada, configurar o cadastro do veículo, entre outras ações”, explica o head de mercado urbano da Ticket Log. 

“O fato dela fazer tudo isso e não só dar orientações, é um grande diferencial e minimiza de forma significativa a duração dos atendimentos com a inteligência preditiva, conseguindo ainda interpretar cenários, formar hipóteses e oferecer soluções, antes mesmo do usuário expressar sua necessidade”, completa. 

Segundo Pina, logo no primeiro mês, 20% das liberações de restrições do serviço de gestor remoto foram feitas pela EVA pelo aplicativo da Ticket Log, ou seja, sem nenhuma interação da área de operações da empresa. Com esse ganho de tempo, a equipe pode se dedicar mais às questões estratégicas, deixando as funções de monitoramento e atendimento de chamados ao cuidados da EVA. 

A I.A no mercado de seguros

“As oportunidades para uso de inteligência artificial nas seguradoras são ilimitadas”. A afirmação é Rodrigo Brancher, CTO na Youse, uma insurtech – startup especializada em seguros – que utiliza I.A desde o início da empresa, em 2016. Segundo ele, isso acontece porque as seguradoras trabalham com um enorme volume de informações, e a inteligência artificial atua, justamente, na criação de padrões a partir de dados coletados. 

Dessa forma, entre os benefícios da I.A para o mercado de seguros pode-se citar desde a automatização de processos, que antes eram manuais e demorados, como análises de aceitação ou de vistorias de sinistros; até uma revolução total na forma de precificação. 

“A precificação passa a ser baseada em dados de comportamento como hábitos de direção, horários de circulação, entre outros, e não somente com base nos dados de perfil, como se faz hoje. Enfim, temos a possibilidade de obter identificações individualizadas do risco sem precedentes, impactando o preço diretamente”, explica o CTO. 

No caso da Youse, a inteligência artificial já é empregada para verificar a propensão a conversão das cotações, ou seja, pessoas mais propensas a concluir a adesão ao seguro. A tecnologia é utilizada também para verificar a probabilidade de aprovação de um cliente ou veículo na vistoria prévia de aceitação, o que permite reduzir a quantidade de vistorias realizadas, economizando tempo do cliente e dinheiro da seguradora. 

“A utilização de I.A gera resultados positivos em várias frentes. O modelo de propensão a conversão, por exemplo, aumentou a produtividade dos vendedores do call center, que não investem tempo ligando para pessoas que não têm interesse real em contratar o seguro”, pontua Brancher.

A Seguros SURA Brasil está em fase de testes para implantação da inteligência artificial nos processos da empresa. De acordo com Gabriel Bugallo, vice-presidente de soluções da Seguros SURA, a expectativa da seguradora é reduzir o esforço operacional nos processos de subscrição, emissão e sinistros. 

“Começamos a desenvolver a inteligência na identificação de embarques atípicos, por exemplo, onde analisamos o comportamento das movimentações diárias dos segurados. Nossa intenção é usar a I.A para as atividades de gerenciamento de risco, respondendo às situações de riscos reais que podem ou não acontecer com os motoristas”, complementa Bugallo. 

“Os principais benefícios que enxergamos são o tempo de resposta mantendo a precisão na precificação do risco. A tendência é que a proposta fique mais adequado para o cliente ao longo do tempo de acordo com as suas necessidades e características mais detalhadas”, finaliza Eduardo Guedes, vice-presidente de TI e operações da Seguros SURA.