
Quando chega o momento de comprar veículos para nossa frota, além do valor, uma das primeiras perguntas é relacionada aos itens de segurança oferecidos. E essa pergunta deve ser respondida desde a perspectiva do motorista até a dos passageiros, levando em conta itens como a quantidade e eficiência dos airbags e dispositivos embarcados que ajudam a evitar acidentes.
A primeira coisa que um gestor de frotas precisa para lidar com esta situação é uma boa Política de Frotas, em que esteja estabelecido claramente o tipo de veículo e os requisitos mínimos para poder fazer parte da frota.
Confira agora, alguns itens de segurança para se atentar na hora da aquisição de veículos:
1- Airbags
No mínimo o carro precisa ter dois airbags frontais de acordo com a legislação. Mas existem veículos com airbags laterais que protegem em caso de impactos laterais, reduzindo amplamente a possibilidade de danos e ferimentos dos ocupantes dos veículos em caso desse tipo de colisão.
2 – Freios ABS
Hoje em dia existem vários tipos de sistemas de freios ABS incluindo dispositivos chamados EBD (do inglês Electronic Brake Distribution – ou distribuição eletrônica de frenagem) que é um dispositivo de controles adicionais dos freios, que podem aumentar e melhorar a funcionalidade do sistema de travagem anti-bloqueio (ABS).
3 – Cintos de Segurança
Cintos de Segurança de 3 pontos para cada banco com tecnologia pré-tensionadora, fundamental em veículos com airbag, que retrai o cadarço do acessório instantes após a colisão ou impacto. Dessa forma, o corpo é impedido de deslocar-se e, além disso, a distância entre a pessoa e os objetos duros do painel é aumentada.
4 – Coluna de direção colapsável
A coluna de direção colapsável é projetada de maneira que “flexione” e quebre em caso de impacto frontal, a fim de evitar que o volante fique proeminente na cabine e acabe atingindo o tórax do motorista.
5 – Espelhos retrovisores
Os espelhos retrovisores internos e externos devidamente regulados de acordo com a anatomia do motorista minimizam os pontos cegos (“como regular corretamente um espelho”, ponto para outra matéria do blog).
6 – Iluminação
Sistema de iluminação obrigatório no balanço dianteiro, luz baixa de posição, farol baixo, farol alto (amarelos ou brancos) e luzes de indicação de direção (“setas” ou “piscas”, na cor âmbar). A partir de 2023 passará a constar na lista a luz diurna com acendimento automático. Uma boa prática é circular sempre com o farol baixo ligado em todo momento para garantir que os veículos da nossa frota sejam vistos pelos outros motoristas. Na traseira são requeridas lanternas de posição e luzes de freio (ambas vermelhas), indicadores de direção (vermelhos ou âmbares), uma luz de ré (branca), terceira luz de freio (vermelha e refletora, posicionada ao centro) e iluminação da placa na cor branca.
7 – Estrutura do habitáculo
Em caso de impacto traseiro, a estrutura do habitáculo, conforme normas da ABNT, deve sustentar a integridade do tanque de combustível em prova de colisão traseira realizada com o veículo estático e uma barreira móvel a velocidade entre 35 e 38 km/h.
8 – Peso do veículo
Massa do veículo superior a 1000 Kg: Isto é fundamental para que o veículo tenha uma adequada proteção contra deformação perante impactos frontais (obviamente que isto deve ser combinado com materiais de boa qualidade e procedimentos de fabricação homologados para que o veículo atinja esse grau de proteção) . O para-choque dianteiro e longarinas devem servir como elementos de absorção de energia; a coluna A precisa ser rígida a ponto de se manter íntegra numa prova de colisão frontal parcial feita a 56 km/h (de acordo com a Resolução 227/2007). O teste é similar a aquele aplicado pelo Latin NCAP (programa independente de segurança viária para América Latina e Caribe), porém com uma diferença substancial: Latin NCAP simula colisões a 64 km/h, o que permite aferir com mais precisão o real nível de segurança do carro.
9 – Apoios de cabeça
Apoios de cabeça: Tanto as posições dianteiras e laterais da fileira traseira como o banco traseiro precisam contar com apoios de cabeça para cada banco de acordo com a resolução CONTRAN 518/2015
10 – Dispositivos de fixação de cargas
Toda carga deve ser corretamente transportada e fixada. Em caso de veículos de passeio, toda carga deve ser transportada no porta malas e não deve exceder a capacidade de carga do veículo. Lembre-se de respeitar as tabelas de carga junto a quantidade de passageiros que estão sendo transportados simultaneamente.
Uma excelente fonte de informação para decidir escolher qual é o carro mais seguro para nossa frota é o já citado Latin NCAP que estabelece um ranking de segurança de veículos de acordo com a performance nos testes aos quais são submetidos.
Engenheiro de Segurança especialista em Gestão de Frotas, com mais de 16 anos de experiência.
Vencedor do prêmio PARAR Gestor de Frotas do ano 2013.
Destaque para um resultado de 3 anos sem acidentes (2016 – 2019) de veículos sob sua gestão em empresa multinacional de óleo e gás.