
Reconhecimento facial oferece mais praticidade e precisão de dados sobre a operação
Os avanços tecnológicos não param e sempre nos surpreendem com suas novidades. Uma nova ferramenta tecnológica que não só facilita o dia-a-dia do gestor, mas garante a segurança da frota e de seus condutores é o reconhecimento facial. Essa tecnologia permite a identificação e verificação do condutor, oferecendo também precisão na localização do veículo.
Um software de reconhecimento facial detecta, por meio de uma imagem ou vídeo, a posição e os traços presentes no rosto de uma pessoa. Mapeando essas características, o sistema consegue identificar quem conduz o veículo, sem precisar de suas digitais ou de outra forma de verificação.
Por ser uma novidade no setor, várias dúvidas podem surgir e, neste caso em específico, preocupações em relação a privacidade dos colaboradores. Mas a advogada da GolSat, Aline Ducci, explica que, a partir de 2005, o Tribunal Superior do Trabalho estabelece que o empregador tem direito de monitorar o que diz respeito à empresa. “O empregador pode monitorar o que é corporativo e isso deve ser informado claramente ao colaborador; de modo que ele saiba que existe um controle naquele ambiente de trabalho.”, esclarece Aline. Sendo assim, o reconhecimento facial pode ser uma ferramenta usada nas frotas, desde que a empresa tome algumas providências antes da implantação; entre elas, informar os condutores de que eles serão monitorados dentro do veículo.
Essa foi uma das medidas tomadas pelo gestor de frotas da Oba Logística, Nicola Perim, para implantar o software. Depois de esclarecer aos seus condutores que essa tecnologia seria para a própria segurança deles, Perim escolheu a ferramenta da GolSat, o GolCam, que além do reconhecimento facial, também gera outras informações muito importantes para a frota, como relatórios sobre velocidade, períodos ociosos do veículo e percebe condutas perigosas por parte dos condutores. “O GolCam passou a se tornar um investimento interessante para a frota porque nos fornece informações que antes não tínhamos. (…) Com isso, houve uma redução de 70% nas multas da frota”, afirma Nicola Perim.
Ferramentas tecnológicas fazem a diferença na gestão de frotas, já que automatizam processos e oferecem dados precisos da operação. Com o uso de softwares, a atuação do gestor consegue ser mais estratégica, além de possibilitar ao profissional que ele foque em outras questões fundamentais para a frota, como a redução de custos e, principalmente, a segurança!