• pt
  • en
  • es

Blog

A Jornada é o Propósito

A jornada é o propósito.

 A Jornada é o Propósito. Palestrei sobre o tema nos últimos anos e devo ter tido a oportunidade de compartilhar esse assunto em inúmeras oportunidades.  Quando pensamos em propósitos, muitas vezes o confundimos com sonhos ou desejos. Essas coisas são importantes, mas o propósito é algo que vai além.

 

A palavra Propósito se aplica a diversos contextos

Muitas vezes aplicamos a palavra no seu sentido literal e é comum ouvirmos: “tenho um propósito de me formar e ser um grande médico” ou “tenho um propósito de abrir minha empresa e ganhar muito dinheiro” ou “meu propósito é me casar e ter uma família feliz”. Todas essas coisas são importantes e a palavra propósito se aplica a essas frases.  Mas, permita-me lhe falar sobre propósito em um sentido mais profundo, algo que nos passa despercebido quando usamos a palavra no nosso cotidiano.

Nas minhas palestras, sempre falo que buscar o sentido do propósito é se perguntar o porquê. Por qual razão escolhi determinada profissão, por que faço o que eu faço. Até acredito que essa pergunta possa ajudar muita gente entender um pouco mais, mas creio que será apenas como um diagnóstico. Você se pergunta e reflete sobre si mesmo. Isso pode fazer muito sentido e você se sentir feliz com sua resposta, ou pode não lhe fazer sentido algum e você se sentir desorientado e totalmente longe de estar fazendo o que sonhou fazer.

Acredito que deixei muitas pessoas desorientadas ao longo desses últimos anos. É muito comum as pessoas não se perguntarem muito sobre os porquês e, portanto, quando são incentivadas a fazer isso, ficam desalentadas pensando: “O que estou fazendo com a minha vida”.

 

“O que estou fazendo com a minha vida”

Minha proposta em trazer esse tema não é, e nunca foi, deixar as pessoas mais perdidas, e sim ajudá-las a darem mais sentido para suas vidas, para sua existência neste mundo. Por isso, quero aprofundar um pouco mais o conceito de propósito de forma que possa lhe ajudar a compreender melhor seu papel neste mundo, mas ainda conhecendo um pouco mais sobre si mesmo.

A palavra propósito vem do Latim proponere, que significa pro: à frente e ponere: colocar. Na sua origem, a palavra significa “colocar à frente”, “expor à vista”. Veja que na própria raiz da palavra encontramos que propósito é mais do que estabelecer uma meta, não é simplesmente dizer onde quer chegar e lutar para alcançar esse objetivo.

Quero continuar falando sobre esse tema, mas aplicando uma analogia. Imagine uma estrada, uma longa e sinuosa estrada, que representa nossa vida, nossos dias e nossos anos. Com um carro, temos como missão viajar ao longo dessa estrada e a meta não é quem chega primeiro, mas o que vai contar de fato é o que você faz ao longo dessa jornada.

Cada um enxerga essa estrada de formas diferentes, pois somos diferentes. Fomos educados diferente e temos valores e crenças diferentes. Por isso que nossos propósitos são diferentes. Nós colocamos à frente aquilo que consideramos mais importante. Propósito, portanto, é o que você mostra, aquilo que você escolhe expor à  vista enquanto você vive sua jornada.

Para tentar lhe ajudar, vou separar em dois tópicos sobre o que é o propósito segundo o meu entendimento:

 

➡ A Jornada é O propósito: ser e não ter 

Essa é a primeira coisa que precisamos ter em mente. Você pode ter diversas metas e propósitos, mas para entender as razões pelas quais está neste mundo, você precisa entender que o propósito não se ganha e não se conquista. O propósito simplesmente é.

Com isso em mente, pense no propósito como algo intrínseco à sua alma, algo que já nasceu dentro de você. Sua jornada de vida é o seu propósito florescendo dia após dia. Você foi constituído de forma perfeita, com habilidades, dons e talentos que são somente seus, e você foi criado assim para cumprir o seu propósito.

Todas as vezes que você escolhe não mostrar seus dons, que você escolhe não defender seus valores, você deixa de viver seu propósito. Sabe quando você vê um filme ou uma matéria no jornal, se emociona e pensa sobre o quanto você queria fazer algo diferente com a sua vida? É o seu propósito florescendo. Sabe quando você tem vontade de ajudar as pessoas e ser mais generoso? É o seu propósito despertando.

Quando você descobre algo que ame fazer de tal forma que dedicaria toda sua vida para aquilo, é o seu propósito se cumprindo. Propósito não se tem, propósito é aquilo que somos e nos tornamos ao longo da jornada. É você dedicar a sua jornada para o que realmente te faz feliz e não ter receio de mostrar isso.

 

➡ Propósito não é o destino, é a estrada

Se você entendeu que o propósito é tudo aquilo que você coloca à frente, deve ter ficado claro que se você é o propósito, o que conta mesmo é tudo aquilo que você faz na estrada e não o destino onde vai chegar. Esse ponto é interessante, pois muitas vezes acreditamos que o propósito é o objetivo final, é onde esperamos chegar. Se fosse assim, não haveria tantos milionários depressivos no mundo.

Às vezes, temos sonhos e propósitos que passamos a vida perseguindo, acreditando que quando atingirmos cumpriremos nosso propósito, e acabamos descobrindo no final que propósito de fato é tudo aquilo que vivemos ao longo da jornada.

Não deixe de olhar ao seu lado enquanto caminha. Você, neste exato momento, está cumprindo seu propósito. Não deixe seu coração se esfriar achando que precisa alcançar seus objetivos e não os faça maior do que você de fato é. Nas dificuldades, nas aflições, na caminhada da vida, seu propósito tem se cumprido.

Gosto de pensar, que tenho cumprido meu propósito muitas vezes sem saber como tenho feito, mas de alguma forma, minhas palavras, meu olhar, minha postura fazem isso por mim sem que eu perceba. Se você está fazendo algo e não se sente feliz, não desanime. Descubra uma forma de mostrar mais quem você é, mais dos seus dons e talentos, e  viva a jornada intensamente mesmo quando a estrada parecer longa e cansativa.

Esses dias conheci um gestor de frotas com uma história incrível. Ele trabalhava na portaria da empresa, mas nunca quis ser somente um porteiro. Ele queria poder mostrar mais quem ele era. Em um determinado dia, um gestor teve um problema de saúde e precisou ser afastado. Ele prontamente começou a ajudar nas demandas, como auxiliar, e passou a estudar. Foi ao PARAR, procurou capacitação e foi mostrando seu valor. Hoje, ele é o responsável pelo departamento.

 

Escolha ser o propósito e fazer a sua jornada

Que história incrível, não é mesmo? Ele não traçou a meta de ser o gestor de frotas da empresa, ele simplesmente viveu intensamente sua jornada, colocou à frente o que acreditava, mostrou seus valores, estudou e fez da sua jornada o seu propósito de vida. Pensa que ele parou por aí? Com certeza não. Ainda teremos muitas histórias sobre ele, pois ele escolheu ser o propósito e fazer da sua jornada um caminho excitante de realizações e valores que inspiram outras pessoas.

Talvez você estivesse se perguntando qual deve ser o seu  propósito nessa vida e tentando achar algum objetivo pelo qual lutar. Lembre-se que o propósito não é fim, não é o destino onde queremos chegar, e sim a jornada. A maneira como escolhemos percorrer esse caminho e a intensidade com o que o vivemos.

💡 Flavio Tavares

PFC inscreva-se