A correlação clara entre treinamentos e a prevenção de acidentes de carros
Eu gostaria de compartilhar com vocês, alguns resultados interessantes sobre acidentes de carros e treinamentos que tive em minha empresa há alguns meses.
Ainda no começo do ano, procuro realizar um balanço do meu trabalho no ciclo anterior e o planejamento do ano que está por vir.
Tenho coordenado um programa de segurança rodoviária aqui no CTT Correios de Portugal e tivemos, através dele, um balanço muito positivo.
Não tenho o hábito de me antecipar, me lembro que 2019 estava indo bem e quase no final do ano, tivemos um acidente fatal. Por isso, prefiro manter todo o foco nos trabalhos em curso e só depois do ano concluído, fazer a análise final.
Há dois gráficos sobre essa iniciativa que merecem nossa atenção:
Como dá para ver, mantivemos a tendência de redução dos acidentes trabalhistas rodoviários (mesmo com a frota trabalhando muito mais). Também o absentismo associado manteve a redução. Pessoalmente, eu tinha receio de que em 2021, com a retoma depois do ano de 2020 marcado pelo maior impacto da Covid, voltássemos a registar um aumento nos acidentes. Não foi o que aconteceu.
Mas o que explica isso?
Sem dúvida que a formação e a sensibilização dos profissionais sobre a segurança e prevenção rodoviária é importante. Apesar das dificuldades que a Covid nos trouxe, conseguimos manter em 2020 este trabalho e em 2021, atingimos os melhores números desde o início. Esta é uma das ações mais importantes neste Programa.
O reconhecimento recebido também é importante em diversos planos. Pois isso nos dá um reforço importante para o nosso trabalho, uma responsabilidade cada vez maior, além de mostrar o nosso desempenho para que outras empresas com frotas possam incorporar estas medidas.
Em 2021, aprovamos o nosso “Compromisso de Segurança Rodoviária”, um documento assumido pela gestão de topo e que define a Política de Segurança Rodoviária na empresa, com alcance a todos os colaboradores.
Ano passado, também recebemos dois reconhecimentos especiais.
Um deles foi a nomeação para o DEKRA Road Safety Award. Só o fato de termos estado nesta final com tantos exemplos de excelência é um orgulho!
E no final daquele mesmo ano, recebemos o Prince Michael International Road Safety Award, um enorme orgulho por termos recebido este grande prémio e ter a confirmação da importância do nosso trabalho.
Confira mais detalhes neste link
E em 2022?
Concluímos o novo Programa com base na análise detalhada do que aconteceu em 2021 e tendo em conta os desafios da Década de Ação de Segurança Rodoviária 2021 – 2030.
No próximo artigo, trarei dicas importantes sobre como estabelecer esse tipo de iniciativa, e como estamos executando novas normas e ações preventivas com base no que foi aprendido no ano passado.
Termino agradecendo ao Instituto PARAR a possibilidade de partilhar um projeto tão importante no Brasil.
Como sempre estou ao dispor para ajudar.
Nos vemos em breve.
Segurança Rodoviária e Eficiência Energética, CTT Correios de Portugal