• pt
  • en
  • es

Blog

Frotas & COVID-19: quais são os impactos da pandemia no setor?

 

Redução das frotas, terceirização e tecnologias integradas são algumas tendências para o cenário pós-pandemia.

O mundo já está prevendo grandes mudanças após a pandemia do novo coronavírus. Com a crise não só na saúde, como também em outros setores, a máxima do momento é buscar soluções para minimizar danos e proteger a população. Para contribuir com o setor de frotas e entender, exatamente, o que vive a indústria automotiva a Global Fleet, a Fleet Europe, a Fleet Latam e a Smartmobility, plataformas do grupo europeu Nexus Communication, organizaram a pesquisa “COVID-19 – The Worldwide Impact on Fleet & Mobility” (em tradução livre, “COVID-19 – O impacto global em Frotas & Mobilidade”)

Cerca de 600 gestores de frotas e players do setor automotivo de mais de 38 países responderam a pesquisa, com destaque para o Brasil. Sendo assim, os dados revelados pela pesquisa são de extrema importância para o cenário de frotas brasileiro.   

Frotas em tempos de pandemia: resultados da pesquisa

Apesar de 75% dos fornecedores e 57% dos compradores terem sofrido uma diminuição em sua receita, ambos estão otimistas em relação a recuperação das empresas. Tanto é que a maioria dos entrevistados acredita que as coisas voltarão ao normal no último quadrimestre de 2020 ou no primeiro de 2021. Além disso, a maioria dos participantes acredita que seu emprego não está em risco e mais de 90% acreditam que a empresa sobreviverá à crise.

Mas para atravessar esse momento, algumas soluções são vistas como essenciais para os profissionais de frotas. Em curto prazo, estender contratos de locação são vistos como alternativas para minimizar os efeitos da crise nas frotas. Até por conta da relevância da terceirização, na segunda edição do AHEAD Webcast, quatro grandes profissionais do setor mostraram aos gestores de frota como a locação pode ser uma das soluções para a crise (assista ao AHEAD Webcast aqui). Outra alternativa encontrada por 42% dos compradores é a de não comprar novos veículos para a frota, como forma de reduzir os custos.

Já a longo prazo, a tecnologia é vista como uma forte aliada! Citadas na pesquisa pelos compradores, as soluções de mobilidade inteligente e tecnologias de integração, junto ao aluguel de veículos, são considerados serviços que vão trazer resultados para as frotas e, possivelmente, vão minimizar o impacto da crise.

Os gestores de frota também acreditam que esse seja o momento certo para gerar valor na empresa e buscar mais conhecimento por meio de cursos, webinars e outros conteúdos digitais. Nesse quesito, o Instituto PARAR está sempre à frente, profissionalizando gestores de frota de todo o Brasil por meio do Programa para Gestores de Frota (saiba mais sobre o PGF aqui). 

A pesquisa feita pela Global Fleet e parceiros foi essencial para fornecer ao mercado frotista uma visão mais nítida do impacto da crise, além de insights sobre como antecipar essa recuperação do setor. Além disso, na próxima semana, acontecerá a “Global Fleet Virtual Conference 2020: Preparing for the New Normal”, uma conferência online e gratuita com 5 semanas de diversos conteúdos importantes para o setor de frotas. Serão vários painéis de discussão, podcasts, webinars com grandes nomes da indústria. Para participar, faça já a sua inscrição aqui!